
Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras - Acordeões do Mundo
Integrado desde 2004 nas Festas da Cidade de Torres Vedras, o Teatro-Cine de Torres Vedras produz o Festival Internacional Acordeões do Mundo. O Festival conta com um ciclo de concertos realizado no Teatro-Cine de Torres Vedras e um conjunto de tradicionais Merendas do Acordeão, dinamizadas por todo o Concelho.
Café Com Filmes
Numa cidade com alguma tradição no cinema, nomeadamente por um passado ligado ao movimento cineclubista, é objetivo do ciclo Café com Filmes lançar e dinamizar uma série de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo através da exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo, a sociedade, a descodificação da linguagem ou a criação de novos públicos.
O Café Com Filmes, realizado desde 2010 em parceria com o ATV - Académico de Torres Vedras, contou nos dois primeiros anos com intervenções artísticas que antecediam a exibição dos filmes. Depois disso, para além da programação regular, foram criadas várias rúbricas como a “Sessão ao Ar Livre” (2012) em que a última sessão da temporada, em junho, acontece no estacionamento do Teatro-Cine, o “Lugar ao Clássico” (2013), “E o Cinema Vai Para…” (2018) que consiste na descentralização pelas freguesias estabelecendo parcerias com as organizações locais.
Mais recentemente foram programados alguns ciclos temáticos: “Ciclo especial dedicado ao Cinema Português” (2019), “Ciclo especial 10 Anos” (2020) e, durante a pandemia, o “Parar para Pensar” (2020), ciclo que decorreu em formato online e que contou com inúmeros “vídeo-comentários” de convidados (integrado no Programa Emergência Cultural Torres Vedras).
Ao longo do tempo surgiram também sessões especiais que tomaram vários formatos: “Sessão Dupla”, “Filme Musicado ao Vivo”, “Famílias”, “Extensão de Festivais”, “Sessão Comemorativa”, “Retrospetiva de Pedro Sena Nunes”, “A História do Cinema – Uma Odisseia”. Em 2014 iniciou-se ainda um novo projeto pedagógico para a área de cinema, baseado na exibição de filmes destinados às escolas de todo o concelho de Torres Vedras, que dura até hoje, mas que já contou com diversas propostas e parcerias (Café com Filmes Escolas).
Sempre que possível e faça sentido, são realizados convites a associações e instituições locais ou nacionais, realizadores, coletivos e profissionais de diversas áreas para que usem o espaço para dar visibilidade a projetos e iniciativas de sua autoria ou do qual façam parte, complementando o filme que foi exibido e permitindo que exista um tempo de conversa e interatividade com o público presente.
LAB - Laboratório de Dança
Realizado desde 2011 em parceria com a Estufa - Plataforma Cultural e a Escola de Dança Movimento, este laboratório procura promover um espaço de experimentação e de criação artística na área da Dança Contemporânea. Convocando anualmente coreógrafos de referência para desenvolver uma residência artística aberta à comunidade, o LAB nas suas nove edições tem contado com a presença de coreógrafos como Tânia Carvalho, Lander Patrick & Jonas Lopes, Marco da Silva Ferreira, Clara Andermatt, Joana Castro ou Victor Hugo Pontes.
Temporada Darcos
A Temporada Darcos constitui-se como uma iniciativa singular de referência no panorama musical nacional. Organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, pelo Teatro-Cine de Torres Vedras e pela Darcos Associação Cultural, este ciclo anual de concertos pretende divulgar a música clássica segundo as suas diversas abordagens e matizes estilísticas.
Com direção artística do compositor e maestro torriense Nuno Côrte-Real, a Temporada Darcos realiza-se desde 2009. Os espetáculos são interpretados pelo grupo Ensemble Darcos e o programa conta habitualmente com a presença de aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais, bem como com a participação de proeminentes figuras do panorama musical nacional enquanto comentadores. Ao longo da temporada, o Ensemble Darcos, um dos grupos de referência de música de câmara nacional, dirigido por Nuno Côrte-Real, permanece durante determinados períodos em residência artística no Teatro-Cine de Torres Vedras.



