Dança
Companhia de Dança de Almada
Agarra a minha mão e…
img not load

De uma perspetiva europeia, muito daquilo que era tido como garantido deixou de ser percebido como tal.

Qual anjos caídos, aterramos numa realidade há muito ignorada ou da qual nos sentíamos protegidos. Sentimo-nos expostos e vulneráveis. Sentimos o chão debaixo dos nossos pés a quebrar. O nosso sentimento de confiança está fortemente abalado.

Anjos caídos perderão a graça e a proteção do seu Deus. Porém, não só sentem vulnerabilidade, dor e tristeza, como descobrem pertença, prazer e amor.

                                                                                                                                                                                                                                                     Tiago Manquinho

Conceção: Tiago Manquinho

Coreografia: Tiago Manquinho em colaboração com os intérpretes

Interpretação:Bruno Duarte, Lúcia Salgueiro, Luís Malaquias, Mariana Romão, Miguel Pinheiro, Raquel Tavares e Vitor Afonso

 

A Companhia de Dança de Almada é uma estrutura financiada por:

Governo de Portugal, Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Almada.

 

Tiago Manquinho, natural de Vila Franca de Xira, frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, onde completou a sua formação em Dança Clássica e Contemporânea. Em Portugal integrou a Companhia Nacional de Bailado e na Alemanha, onde reside desde 2000, as companhias de dança dos teatros Semperoper Dresden, Staatstheater Braunschweig, Städtische Bühnen Osnabrück e Bielefeld Theater. Durante 20 anos, Manquinho dançou coreografias dos mais importantes coreógrafos como Vaslav Nijinski, Michael Corder, Ted Brandsen, John Neumeier, Uwe Scholz, John Cranko, Robert North, Tom Schilling, Mary Wigman, Reinhild Hoffmann e Guilherme Botelho.

Entre 2015 e 2017, como coreógrafo residente, criou para o Tanztheater Braunschweig “am sechsten Tag...” e “Nice to meet you?”. Desde 2017, a par das suas próprias produções, colabora como artista independente com várias companhias como Tanztheater Gießen, Tanztheater Münster e Ballett Vorpommern. Tem apresentado as suas produções independentes na Alemanha e em Portugal, das quais destaca "Pagliacci" e "Quem tem medo do Lobo Mau".

Desde 2007, desenvolve regularmente projetos de dança comunitária transgeracional, tendo trabalhado regularmente com alunos com e sem necessidades especiais, adultos, desempregados de longa duração, refugiados, pessoas com antecedentes migratórios e jovens delinquentes. Em 2021 iniciou o act:on, um projeto que inclui tanto produções próprias de dança quanto projetos socioculturais. "Echogedicht" foi a primeira produção sob este selo, estreada em setembro de 2021. Desde 2014 é professor de dança na Universidade de Bielefeld e ensina regularmente Dança Contemporânea e Contacto-Improvisação.

 

Companhia de Dança de Almada (Ca.DA) é uma associação cultural sem fins lucrativos, que desenvolve a sua atividade essencialmente nas vertentes da criação artística e formação em dança. É constituída por um corpo de profissionais com formação especializada, com vasta experiência quer na organização e produção de eventos culturais, quer no ensino da dança, e na formação e sensibilização de públicos.

Fundada por Maria Franco, iniciou atividade como companhia profissional de dança contemporânea em 1990. Desde então, produziu mais de uma centena de peças de coreógrafos nacionais e internacionais, que apresentou no país e no estrangeiro, nomeadamente na Europa (Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália, Polónia, República Checa, Suíça), África (Cabo Verde), América (Brasil) e Ásia (China).

Organiza, desde 1992, o festival internacional Quinzena de Dança de Almada, onde promove o intercâmbio entre criadores e bailarinos portugueses e a comunidade internacional.

Em 1998 fundou a Ca.DA Escola, cuja atividade de ensino artístico especializado da dança desenvolve de forma continuada, com cursos livres e vocacionais, nomeadamente em regime de ensino articulado, homologado pelo Ministério da Educação.

 

grupo:

Última atualização: 06.09.2022

21 outubro sex, 21h30 | M/6 Teatro-Cine de Torres Vedras

Preço 5

Lotação 390

img not load

Última atualização: 06.09.2022