Multidisciplinar
Fernando Mota
CONCERTO PARA UMA ÁRVORE + 7 POEMAS PARA UM MUNDO NOVO
img not load

Concerto para uma Árvore


Concerto para uma Árvore marca o início de uma pesquisa à volta de objectos sonoros e instrumentos musicais experimentais criados a partir de árvores e outros materiais naturais.

O instrumento Hárvore foi criado a partir de um carvalho cortado numa limpeza de terrenos na Serra de Montemuro em fevereiro de 2020. Durante a quarentena esta pequena árvore foi-se lentamente transformando num instrumento musical, com cordas esticadas entre os seus ramos e sinos em lugar de flores. É tocado com as mãos, pauzinhos chineses, arco de violino, powerball, slide, pedras e troncos.

Este e outros instrumentos desta pesquisa, como a Ramira e a Birdcage, fazem parte de um concerto que é a primeira paragem de um caminho que se adivinha longo e que englobará outras ramificações como os sistemas de comunicação e simbiose entre plantas e árvores e a pesquisa poética sobre a velhice e a memória.

Criação e Interpretação: Fernando Mota

Produção e Coordenação: Violeta Mandillo

Operação Técnica: Catarina Codea

 

Duração: Aprox. 30 minutos
foto @ Vera Marmelo

 

 

 

7 POEMAS PARA UM MUNDO NOVO

7 Poemas para um Mundo Novo é um conjunto de sete pequenos filmes inspirados pela pandemia global de 2020, pela nossa relação com o planeta e a natureza e pela pesquisa e criação de instrumentos musicais experimentais a partir de árvores e outros materiais naturais.

Cada filme é baseado num poema de um autor português que para o efeito foi especialmente convidado, partindo da sua reflexão sobre o período de quarentena e o Mundo que sonha ou que teme que aí venha, um manifesto para um Mundo Novo. Foram ainda convidados sete atores/atrizes para lerem estes poemas. Um dos poemas é de um autor que já não está vivo, como forma de homenagear os mortos da pandemia. Este poema é dito por uma criança, como símbolo da comunicação e da partilha entre gerações.

Um projeto de: Fernando Mota, Mário Melo Costa e Violeta Mandillo

Textos de: Andreia C. Faria, António Barahona, Joana Bértholo, José Luís
Peixoto, Marcos Foz, Mário Cesariny e Vasco Gato

Vozes de: Angelo Torres, Ana Sofia Paiva, Cláudia Andrade, Diogo Dória, Luís MiguelCintra, Natália Luiza, Tiago Mota

Música, espaço sonoro e interpretação: Fernando Mota 

Realização e direção de fotografia: Mário Melo Costa

Produção: Violeta Mandillo

Captação de som: José Grossinho

Gaffer: José Manuel Rodrigues

Pós-produção: João Nunes

Assessoria de imprensa: Wake Up! Comunicação

Agradecimentos: Ana Carina Estroia, Ana Mandillo, Biblioteca Municipal de Beja,Casa da Cerca, Eduardo Correia, Fundação Lapa do Lobo, , José Silva, José Silva Tavares, Largo Residências, Manuel Aparício, Mário Guerra - Poesia Incompleta, Mário Raínha Campos, Moz Carrapa, Teatro Regional da Serra do Montemuro

Agradecimento especial: Miguel Melo, Tiago Mota

Apoios: Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Ninho Saloio, Parques de SintraMonte da Lua, S.A., Direção Regional de Cultura do Alentejo parcerias media VisitLisboa, Agenda Cultural Lx, Antena 2

Uma produção: A CARAVANA com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa – Fundo de
Emergência Social – Cultura

Duração Total: Aprox. 30 minutos

Última atualização: 13.07.2021

01 outubro sex, 21h30 | M/6 Teatro-Cine de Torres Vedras

Preço 5

Lotação 195

img not load

Última atualização: 13.07.2021